Evite treinar com dor

Evite treinar com dor

Considerada por muitos alunos como um sinal de que o treinamento está sendo eficaz, a sensação constante de dor durante os exercícios físicos também pode demonstrar que algo não está normal em seu organismo.

Quando uma pessoa começa a praticar atividades físicas, é comum sentir dor. Porém, conforme o seu condicionamento físico melhora, a tendência é de que o treino fique mais fácil e, consequentemente, que as dores diminuam consideravelmente. Ou seja, se a dor persiste, pode ser sinal de que alguns movimentos estejam sendo executados de forma incorreta, que haja exagero nos exercícios ou até mesmo lesões.

Adaptação do corpo

Segundo o educador físico Gustavo Luz Távora, em entrevista ao portal Eu Atleta, é comum sentir incômodos no pós-treino, mas não uma dor que impeça a execução das atividades: “À medida que você melhora o condicionamento físico e pulmonar, não faz sentido continuar sentindo dores, a não ser aqueles incômodos pós-treino, como cansaço e musculatura dolorida”, afirma.

 Treinamento com dor

No caso de dor muscular, ocasionada pelo esforço físico, é preciso observar se ela continua ao longo do tempo. Para o consultor de fitness Almeris Armiliato, em alguns casos, a dor é indício de que seu organismo precisa de repouso: “Depois de 5 ou 6 sessões do mesmo tipo de exercício, as dores musculares tendem a sumir. Se isso não acontecer, significa que você está pegando pesado demais na malhação e que o intervalo entre os dias de treinos deve ser maior”, alerta em reportagem à revista Boa Forma.

Evite a automedicação

Se o incômodo persistir nos treinamentos, evite usar medicamentos que diminuam a dor, pois eles apenas irão mascarar o verdadeiro problema. A melhor opção, sempre, é minimizar o ritmo dos exercícios e procurar orientação médica, informando também o seu educador físico, para que ele faça a readequação do seu planejamento de exercícios físicos.

Leia também: Por que consumir alimentos orgânicos?

Tags: