Nutricionista Juliana Molina fala sobre nutrição e o uso de suplementos

Nutricionista Juliana Molina fala sobre nutrição e o uso de suplementos

Juliana Pegorer dos Santos Molina, 33 anos, faz parte da equipe Swimex há 9 anos e é a responsável pela orientação nutricional dos nossos alunos e professores.

Formada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná, Juliana é pós-graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho, e em Nutrição Funcional Clínica pela VP.Conversamos com a Juliana sobre suas escolhas profissionais e ela ainda deu algumas dicas sobre nutrição. Confira:

Swimex: Juliana você tem duas especializações, em nutrição esportiva e nutrição funcional. Como essas especializações contribuíram para o seu dia a dia profissional?

Juliana: Essas especialidades fornecem ao nutricionista mais ferramentas para adequar os planos alimentares e de suplementação ao treino dos alunos às suas necessidades particulares, respeitando condições bioquímicas, metabólicas e genéticas. Tanto as especialidades, quanto a experiência prática e estudos paralelos dão condições de uma prescrição mais condizente com a real necessidade dos alunos/ clientes. A vivência prática na cozinha, manipulando alimentos e elaborando refeições é também uma grande ferramenta, uma vez que o conhecimento técnico precisa virar comida de verdade, nutritiva e agradável.

S: Por que você optou por essa especialidade?

J: Nunca acreditei na nutrição desvinculada da atividade física. Seja qual for o objetivo do cliente, as duas coisas têm que estar casadas. Por isso também sempre optei por atender em academias. Considero muito importante enxergar a nutrição de forma mais aprofundada, além da mera contagem calórica ou de uma adequação proteica. A nutrição é muito mais poderosa que isso. Não só as especialidades proporcionam essa visão, mas a experiência ao longo dos anos de atendimento.

S: Por que todo praticante de atividade física deve procurar um nutricionista esportivo?

J: Combinando treino e alimentação, seus resultados serão potencializados, além do ganho de saúde. Gente com hábitos alimentares que não condizem com o treino não saem do lugar, não veem resultados.

Alimentação saudável

S: Sobre a avaliação nutricional: de quanto em quanto tempo os praticantes de atividade física devem refazê-la? Por que é importante essa periodicidade?

J: A periodicidade depende dos objetivos e do estágio de adaptação a um comportamento alimentar adequado. Quando o aluno já passou da adaptação e já atingiu seus objetivos, o ideal é que seja revista a avaliação nutricional pelo menos a cada 6 meses. Na fase inicial, os encontros acontecem 1 vez por mês ou a cada 2 meses, dependendo do caso.

S: Vemos muito o uso de suplementos alimentares em academias. Quando é indicado o uso desses produtos?

J: Quando a alimentação não supre a demanda ou quando se faz necessário “facilitar” a vida do cliente em determinados momentos.

S: Os complementos podem ser comparados a medicamentos? Quais são os riscos do uso sem o acompanhamento de um profissional?

J: Quando usados irregularmente, podem ser tão nocivos quanto uma medicação errada, porém, não são medicamentos. Os suplementos podem auxiliar quando a dieta estiver adequada, mas também podem prejudicar a saúde se usados sem necessidade ou em quantidades excessiva.

Suplementos alimentares

S: Quais são as principais dicas de alimentação que você dá aos alunos que começaram recentemente a prática de atividade física?

J: Há algumas mudanças de comportamento que trazem diversos benefícios, são elas:

  1. Um ponto primordial e inegociável da dieta é seu fracionamento; faça pequenas refeições a cada 3 horas, em média;
  2. Reduza a quantidade de alimentos e bebidas industrializadas, mesmo os diet ou light. Com isso, a carga de aditivos químicos e sal do seu dia será reduzida;
  3. Capriche nas folhas, especialmente as escuras, e em legumes crus e levemente cozidos;
  4. Coma em torno de 4 frutas por dia. Você pode variar e combinar com os cereais integrais, como a aveia, linhaça, quinoa, chia, gergelim ou amaranto;
  5. Tome água durante o dia todo em pequenas quantidades, e não tudo de uma vez. Dê um intervalo durante as refeições, para melhorar o seu processo digestivo. Durante o exercício, isso se torna ainda mais importante devido à transpiração;
  6. Reduza a quantidade de farinha branca em massas, pães, bolos e bolachas! Lembre-se de que seu corpo “lê” farinha branca como açúcar, favorecendo o acúmulo de gordura abdominal e o aparecimento da Síndrome Metabólica;
  7. Inclua alimentos fonte de gordura saudável no seu dia a dia, como abacate, azeite de oliva extra virgem, castanhas, nozes, entre outros;
  8. Fracione o consumo de carboidratos ao longo do dia, reduzindo sua quantidade no jantar. Priorize os cereais integrais, como: arroz integral, arroz multigrãos, batata-doce, feijões, grão-de-bico, lentilha e ervilhas;
  9. Evite os embutidos e opte por carnes magras e ovos, que são boas opções de fontes proteicas;
  10.  Abuse de condimentos naturais como canela, cacau, açafrão, curry, pimenta vermelha, gengibre, entre outros. Alguns estimulam o metabolismo, outros ajudam a desintoxicar.

Para manter uma vida saudável, mantenha uma dieta equilibrada e faça exercícios físicos regularmente.

Leia também: Vantagens e riscos dos termogênicos

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/

Tags:
,