Entenda o funcionamento e os riscos dos termogênicos

Os termogênicos são substâncias capazes de aumentar a captação de glicose e ácidos graxos (gordura) para a produção de energia e geração de calor. E como termogênico bom é termogênico natural, vamos falar deles: café, chá verde, canela, gengibre, pimenta vermelha, óleo de côco, guaraná, dentre outros.

Os termogênicos artificiais, apesar de poderem acelerar uma eventual queima de gordura a curto prazo, a médio/longo prazo cobram um imposto pesado para o organismo.

Eles são muito procurados por quem busca perder peso. Como há um aumento na produção de energia, há um aumento no gasto calórico diário. Claro que esse processo envolve mais fatores. Não adianta quebrar a gordura no tecido adiposo, transportá-la na corrente sanguínea, se chegar na mitocôndria para ser queimada e não conseguir efetivar o processo. Precisamos de um corpo são, com mitocôndrias eficientes, para queimar gordura de fato. E para que isso aconteça, precisamos estar bem nutridos. Só um corpo são pode ser estimulado. Não se acelera o que não está bom. A maioria das pessoas demonstra cansaço e busca estimulantes como se isso resolvesse o problema. É preciso encontrar a causa do problema e não mascarar com estimulantes temporários.

Existem alguns riscos e efeitos colaterais com o uso de termogênicos. Pessoas com pressão alta, por exemplo, não devem abusar da cafeína; mulheres na menopausa podem ter o fogacho exacerbado com o uso de termogênicos; o excesso de cafeína pode intoxicar o organismo; alguns compostos podem irritar o estômago, principalmente se já houver problema prévio; o excesso de estimulantes também pode causar dor de cabeça e irritabilidade; mal empregado, pode gerar dependência; o excesso de estimulantes pode levá-lo a treinar acima da sua real condição física, o que gera lesões.

Enfim, vale sempre buscar orientação especializada para que você possa beneficiar-se de uma prescrição específica para o seu caso.

Juliana Pegorer dos Santos Molina
Nutricionista
Pós-graduada em Nutrição Esportiva e Nutrição Funcional Clínica