Dúvidas frequentes sobre atividades físicas

Dúvidas frequentes sobre atividades físicas

Posso correr com gripe? E treinar no calor típico do verão? Estas são situações que frequentemente geram dúvidas nos praticantes de atividades físicas, seja durante a corrida, Spinning ou musculação. A seguir elencamos as dúvidas mais comuns dos alunos e mostramos caminhos para contornar a situação.

  • Atividades físicas e altas temperaturas

Durante o verão, é comum que os termômetros atinjam temperaturas de 30º ou até 35ºC. Mesmo com o calor excessivo, algumas pessoas se arriscam a correr na rua ou em locais onde não há sombra. Mas qual o perigo dessa prática? Para responder a questão precisamos compreender que, em uma corrida, aproximadamente 70% da energia que o corpo gasta é destinada a equilibrar a temperatura interna. Ou seja, sobram apenas 30% de energia para você atingir os quilômetros finais.

Esta é uma situação comum para atletas preparados e que fazem treinos específicos para suportar essas adversidades. Já aqueles que não estão acostumados devem evitar períodos de altas temperaturas, como recomenda Márcio Luiz Prado, o personal trainer da Swimex: “Insolação e desidratação podem causar sérios problemas de saúde, como a hiponatremia (baixo nível de sódio no sangue), que pode levar inclusive ao coma e à morte”, alerta.

Cuidados com atividades físicas no verão

Mesmo evitando os horários em que o sol está mais forte – das 10h às 15 horas –, dias quentes demandam muita hidratação. “Acima de 30ºC os processos oxidativos aumentam muito, causando danos à saúde. Nestas temperaturas, é imprescindível manter uma hidratação adequada, com água e eletrólitos, para não passar mal”, explica Prado.

Sempre que possível, treinem em locais com sombra, em horários com temperaturas e níveis de UV baixos, sem se esquecer do protetor solar. “Cada pessoa responde de forma diferente a uma determinada temperatura, o mais importante é a hidratação e a proteção solar”, acrescenta o personal trainer.

  • Treinar durante a gravidez

Atividades físicas durante uma gestação sem riscos é uma prática extremamente saudável às futuras mães. Entre os benefícios está o controle do ganho de peso, relaxamento e maior qualidade de vida.

Atividade física na gravidez

Depois da liberação do obstetra e seguindo a orientação de um profissional de educação física a mulher poderá manter as modalidades já praticadas antes da gravidez, mas com atenção dobrada às cargas. “Se ela já tiver um bom condicionamento físico antecedente à gravidez, possivelmente poderá manter algumas modalidades. No entanto, as cargas do treino deverão ser adequadas específica e constantemente”, conta a professora de Natação da Swimex, Anabel de Sales.

Atividades com maior esforço, como a musculação, devem ser executadas com ressalvas. Segundo Anabel, alguns estudos indicam que, nos exercícios com cargas, são recomendáveis as séries com maior número de repetição para a manutenção do tônus muscular ao invés dos movimentos para hipertrofia.

Mas se a gestante possuir um estilo de vida sedentário e estiver buscando iniciar exercícios físicos já na gravidez, recomenda-se atividades de baixo impacto como caminhadas, alongamento e hidroginástica. “Durante a gestação, o corpo precisa dividir o oxigênio com o bebê, e ambos necessitam que esta distribuição seja equilibrada. Por isso, em ambos os casos a prática de exercícios físicos deve ser orientada por um profissional de educação física”, finaliza a professora.

  • Treinar esporadicamente

Ao chegar o sábado, é comum que parques e praças fiquem lotados com pessoas praticando exercícios físicos e buscando compensar o restante da semana em que ficaram parados. Porém, os atletas de final de semana devem compreender que praticar esportes poucas vezes por mês não é o hábito ideal.

“Fazer exercícios físicos extenuantes apenas de vez em quando é errado, podendo causar várias lesões. Esportistas que não tem os músculos preparados acabam no pronto socorro ou no consultório de um ortopedista“, ressalta a especialista em treinamento Valéria Alvin de Souza ao portal Mais Equilíbrio.

Para que a atividade física auxilie na preservação da saúde, é necessário que as pessoas pratiquem exercícios por pelo menos 30 minutos, durante cinco dias por semana. Se você não tem esse tempo, busque incluir alguns movimentos em sua rotina, como subir escadas ou passear com o cachorro por alguns minutos.

Mas lembre-se: se você está matriculado na academia, não tente compensar os dias em que deixou de treinar e condensar todos os exercícios em apenas um dia de atividade física. Apesar do corpo se acostumar rápido aos exercícios físicos, você precisa de, no mínimo, três meses de adaptação para que o organismo fique pronto para treinos pesados. Por mais que sua mente esteja motivada, o coração os músculos e os ossos ficarão sobrecarregados.

Na Swimex, você conta com profissionais qualificados para responder a estes e outros questionamentos. Venha conhecer nossa equipe!

Leia também:  Experiência na Hidroginástica 

Por fora parece uma academia. Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba. Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/