Torne-se um doador de medula óssea e salve vidas

Swimex-Blog-Post_01

Os últimos dias têm sido marcados pela determinação, força e companheirismo de nossos professores, alunos e parceiros. O professor Marcos Ferreira, mais conhecido como Marquinhos, recebeu a notícia de que precisaria de um transplante de medula óssea.

Marcos foi diagnosticado com leucemia, em 2009, quando fez o tratamento com medicamentos por dois anos. Na época, a doença entrou em estado remissivo, quando não traz nenhum prejuízo ao indivíduo, no entanto, este ano, ela voltou e agora Marcos precisa de um transplante.

Ao contrário do que muitos possam pensar, ele não se deixou abater. Usou este momento para criar uma campanha para aumentar o número de doadores de medula no Paraná. A campanha está cada dia conquistando mais adeptos e ganhou até o apoio das mídias locais.

Para você que também quer fazer parte dessa luta, separamos as principais informações sobre a leucemia e como se tornar um doador. Venha junto fazer parte desta luta!

O que é a leucemia?

A palavra refere-se a um grupo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue, responsáveis pelo combate de infecções e proteção do organismo. Quando o organismo está doente, há uma produção descontrolada dessas células, afetando o funcionamento da medula óssea e dificultando a produção das células normais. Com isso, o paciente sofre com o aparecimento de anemia, infecções e hemorragias.

Banco de cadastro

No Brasil, temos um banco nacional, o Registro Nacional de Doares de Medula Óssea (REDOME), que é administrado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e centraliza todos os doares do País.

Hoje, o Brasil possui o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, com mais de 3 milhões de doadores cadastrados, ficando apenas atrás de Estados Unidos e China. Porém, o número de transplante continua baixo, afinal, a chance de compatibilidade fora da família é de 1 para cada 125 mil. Por isso é tão importante o cadastro da população.

fotos-marquinhos

Quem pode ser um doador?

Para se cadastrar, basta ter idade entre 18 e 54 anos e estar bem de saúde. Durante o cadastro, o candidato recolherá apenas 10 ml de sangue para fazer o exame de tipagem HLA, que determina as principais características genéticas do doador.

Se você for compatível com qualquer pessoa no Brasil, o REMODE entrará em contato para fazer mais exames e confirmar a compatibilidade.

Você já é doador? Mantenha seu cadastro atualizado!

Como é a doação?

O processo de doação é simples, mas exige que o doador fique internado por 24 horas para observação. Durante o procedimento, o indivíduo será sedado e então será coletada uma porção de medula óssea – geralmente a retirada é do osso do quadril. A quantidade é pequena e o organismo do doador se recuperará em poucos dias.

Depois do procedimento, você poderá sentir um desconforto local, mas, em menos de uma semana, voltará às suas atividades normais.

Onde se cadastrar?

Em Curitiba, o cadastro pode ser feito em três bancos de sangue na cidade, o procedimento é rápido e simples. Confira os endereços e os horários de funcionamento:

Swimex-Blog-Post_MAPA

HEMEPAR

Travessa João Prosdócimo, nº 145 – Alto da XV

(41) 3281-4000 / 0800-645 4555

Horários de atendimento:

Segunda a sexta das 7h30 às 18h30

Sábado das 8h às 18h

 HEMOBANCO

R. Cap. Souza Franco, 290 – Bigorrilho

(41) 3023-5545

Horário de atendimento:

Segunda a sábado das 8 às 19 horas

BIOBANCO (HOSPITAL DE CLÍNICAS)

Rua General Carneiro, 181 – Alto da Glória

(41) 3360-1800

Horário de atendimento:

De segunda a sexta das 7h30 às 18h

Sábados das 7h30 às 12h30

Está em outra cidade e quer se tornar um doador? Confira os centros parceiros do REDOME em todo o Brasil, clicando aqui.

Cadastre-se e ajude tantos pacientes que estão à espera de doares no Brasil. Se quiser acompanhar a batalha do Marquinhos, siga-o nas redes sociais através do Facebook, Twitter  e Instagram.

#Foco #Força #Fé

Leia também: Anvisa proíbe venda de 4 suplementos alimentares

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/