#DicaSwimex: Reeducação Alimentar

Por onde começar? Como manter os resultados?

O tema alimentação saudável está sempre em destaque em vários sites, blogs e meios de comunicação em geral. Diferente do que acontecia a anos atrás, hoje transbordam informações para todos os públicos. Infelizmente, nessa avalanche de informações estão misturadas informações corretas e que tem fundo científico e/ou prático, mas outras que são grandes erros irresponsáveis. Facilmente encontramos informações sobre “dietas” que prometem milagres em pouco tempo. Pois saibam, esse tipo de “dieta” nunca foi eficaz e nunca será.

Sabe por quê?

Por que o que funciona já está definido. Reeducação Alimentar, isso funciona. Um processo contínuo de aprendizagem e evolução no que diz respeito qualidade de vida e bem-estar.

E a maior dúvida de todas, mas POR ONDE EU COMEÇO?

Listo aqui algumas atitudes para você começar esse processo e caminhar para uma vida longa e saudável através da reeducação alimentar.

Dica 1
Procure ter controle sobre a quantidade de água que você toma ao dia. Estar bem hidratado é grande parte do caminho andado. E não, não são 2,5 litros de água que você deve consumir. Cada um deve consumir uma quantidade específica. Isso é individual! Ah, e sede já sinal de desidratação, ok?

Dica 2
Você vai ao mercado com frequência, certo? Já reparou em quantas caixas, latas e embalagens têm no seu carrinho? Assim você consegue perceber a quantidade de alimentos processados consome. Quanto menos processado, transformado o alimento, melhor.

Dica 3
Sempre que possível opte por alimentos orgânicos, de época e produzidos em sua região. Eles são alimentos sem agrotóxicos, com muito mais sabor e nutrientes e, além disso, não agridem o produtor que a produz e nem o meio ambiente. Estudos muito contundentes mostram a relação de agrotóxicos com autismo, câncer e Alzheimer, entre outras doenças.

Dica 4

Controle o consumo de açúcar que você adiciona nos alimentos. Se puder, troque pelo mascavo ou demerara. A maioria dos produtos ultra processados tem muito açúcar e gordura hidrogenada, juntos, se você conseguir seguir a dica 2 , já esta indo muito bem na 4 também.

Dica 5

Observe os rótulos dos alimentos com cuidado. É através dele que você irá saber sobre a qualidade do alimento que está consumindo. Ler a lista de ingredientes que sempre está em ordem decrescente de utilização ajuda muito. E a tabela nutricional sempre é informativa.

Dica 6
Procure um profissional para te orientar e tornar esse processo mais fácil.

Todas essas dicas não são difíceis de colocar em prática, comece com uma mudança por dia. Saia da zona de conforto e descubra a real qualidade de vida. Aprenda a cuidar da sua saúde e não da doença.

Comece, é uma questão de atitude e hábito.