#DicaSwimex: Mau-Humor, Ansiedade, Depressão e Doenças Neurodegenerativas, como a Nutrição pode te ajudar?

Seu cérebro é faminto. Ele precisa de muita energia e nutrientes para funcionar corretamente e para criar neurotransmissores (substâncias químicas que enviam sinais através do sistema nervoso). Um estudo sugere que comer muitos alimentos processados​, pobres em nutrientes, aumenta suas chances de se tornar deprimido em até 60%.

Nosso corpo transforma esse consumo excessivo de alimento processados (química) em resposta autoimune e aí se desencadeia a inflamação crônica que tem ligação com muitos problemas de saúde, incluindo câncer, doenças cardíacas, doenças neurodegenerativas, como alzheimer e depressão.

Conexão cérebro e intestino
Seu intestino faz mais do que mover a comida de um lado para o outro. Ele é responsável por absorver os nutrientes para os órgãos – incluindo o cérebro. Ele também bloqueia as bactérias nocivas e outras moléculas que não devem obter acesso ao resto do corpo. Para fazer esses trabalhos importantes, seu intestino depende das células intestinais saudáveis e ​​bactérias benéficas. Se o microbiota intestinal está em desequilíbrio, através de irritação, inflamação ou permeabilidade do intestino, seu cérebro pode estar em apuros.

Reflexão 1:
60 litros de sangue são bombeados para o seu cérebro a cada hora, fornecendo oxigênio, removendo resíduos, e entregando nutrientes. Se que o sangue é deficiente em nutrientes, ou transporta moléculas indevidas, isso vai interferir na função do seu cérebro – especificamente a sua capacidade de criar os neurotransmissores necessários.

Como se isso não bastasse, um intestino permeável pode incentivar mais a inflamação no corpo, transformando tudo isso em um ciclo contínuo.

Reflexão 2:
A maior parte de serotonina – o neurotransmissor da FELICIDADE – é feita no intestino, não o cérebro. Um intestino não saudável poderia impedir ou dificultar a sua produção

O que pode alimentar nosso cérebro?
Alguns nutrientes em particular, parecem estar ligados a saúde do cérebro.

Ômega 3
Peixes, nozes, linhaça – fornecem blocos de construção para o desenvolvimento saudável do cérebro. Estudos mostram a utilização para prevenção de Alzheimer e depressão.
Vitaminas do complexo B
Carnes, ovos, frutos do mar, vegetais de folhas verdes, legumes e grãos integrais – Estudos têm demonstrado que a deficiência de vitaminas do complexo B (especialmente B12) podem estar ligados à depressão.
Vitamina D
Exposição ao sol – necessária para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro. A deficiência desta “vitamina do sol” é às vezes associado à depressão e outros transtornos do humor.
Selênio
Bacalhau, castanhas do Brasil, nozes – é um mineral essencial, ou seja, temos de obtê-lo a partir de alimentos. Entre seus vários papéis, selênio trabalha com outros nutrientes para criar equilíbrio antioxidante nas células do nosso corpo. Muitos estudos têm mostrado uma ligação entre o baixo selênio e depressão.
Triptofano
Fontes de proteína, incluindo peru, carne, ovos, alguns produtos lácteos, verduras de folhas escuras – Um aminoácido, o triptofano é um precursor da serotonina.

Esses são alguns dos nutrientes que podem ser utilizados para melhora de quadros de ansiedade e depressão e prevenção de doenças neurodegenerativas.

Consulte-nos para maiores esclarecimentos.