#DicaSwimex: Glúteos

Máquina de glúteo: um equipamento subestimado

Se a pergunta for levantada: Qual o melhor exercício para o glúteo? Certamente a resposta, quase que unânime, será agachamento. Embora caibam várias considerações acerca das possibilidades e necessidades de cada indivíduo, o agachamento é sim um grande exercício que envolve grandes grupos musculares e dentre eles, glúteos.

Mas somente este exercício não dá conta de explorar toda a amplitude potencial deste músculo. No agachamento conseguimos explorar bem a porção mais alongada dos glúteos, mas para a porção mais encurtada (próximo à máxima extensão do quadril), existe um cenário desfavorável. E não adianta “apertar o bum bum no final” ou “encaixar o quadril”.

Para essa demanda as máquina de glúteos podem ser uma boa alternativa. Oferecendo resistência adequada para acessar as posições mais estendidas do quadril, este exercício é um importante complemento afim de desenvolver a potencialidade dos glúteos e musculatura extensora do quadril. Um exercício não substitui o outro, simplesmente por que tem objetivos distintos, embora envolvam alguns grupos musculares semelhantes. Por isso compará-los é um erro. Utilize agachamentos e a máquina de glúteos como partes aliadas no seu treino de membros inferiores.

Rubens Carlos Meggetto Jr.
Professor
Resistance Training Specialist Master
Tags: