Dicas para treinar no inverno

 Dicas para treinar no inverno

Treinar nas estações mais frias do ano é uma ótima forma de aumentar a resistência e a imunidade do corpo, além, é claro, de melhorar a qualidade de vida e bem-estar. Porém, para muitas pessoas, a vontade de fazer exercícios físicos desaparece quando o frio chega.

Confira a seguir algumas dicas para aumentar o seu ânimo e aperfeiçoar o treinamento em meio às baixas temperaturas.

Aquecimento é indispensável

No inverno, o risco de lesões é maior, uma vez que a musculatura fica menos irrigada devido à queda de temperatura. Dessa forma, o aquecimento é essencial para um bom desempenho. “Este é um método composto de exercícios que são realizados antes das séries. Tem o objetivo de aumentar a temperatura corpórea, a irrigação dos músculos e a produção de líquido sinovial, que evita o risco de lesões”, informa o personal trainer Omi Neto ao portal Vila Mulher.

Outra dica para o aquecimento é fazer os movimentos sempre bem agasalhado, evitando o choque térmico. Segundo o profissional, após a temperatura equilibrada, não é preciso utilizar roupas mais grossas, porém, coloque-as novamente ao final do treino.

Escolha um bom horário para treinar

Exercícios físicos no inverno

Acordar às 6 horas da manhã em uma temperatura de 5º pode ser desanimador, por isso, encontre um horário em que sua disposição esteja maior. É importante ressaltar que cada metabolismo age de uma maneira diferente, por isso, procure conhecer seu corpo e observar em quais horários o seu treino rende mais.

Hidratação sempre

Embora no inverno você sinta menos sede, isso não significa que seu corpo parou de precisar de água. Procure sempre ingerir líquidos antes, durante e após os exercícios físicos, conforme recomenda Antonio Herbert Lancha Jr., do Laboratório de Nutrição e Metabolismo. “No frio nosso corpo fica isolado, criando um ambiente favorável ao suor constante. Nesta situação, uma pessoa de 70 quilos perde até dois litros de suor por hora, ou 3% do peso. Há então comprometimento do volume de sangue, prejudicando a frequência cardíaca e a capacidade de transporte de oxigênio”, explica ao jornal O Globo.

Hidratação é essencial no inverno

Mas, além da hidratação, a alimentação é também essencial. Especialistas recomendam que a dieta para treinar no inverno deve ser rica em carboidratos, dessa forma, seu organismo terá energia extra.

Leia também: Exercícios físicos na gravidez