Dicas para corrida

A corrida está entre as atividades físicas mais praticadas no mundo, e para que você possa se juntar ao vasto grupo de corredores espalhados pelo mundo com segurança e resultados garantidos, separamos algumas dicas do professor Juliano França, coordenador do grupo de corrida Swimex Run.

1) Exercícios para preparar o corpo para acorrida (fortalecimento muscular);
Quando você passa a investir na corrida, é importante que o seu programa de treinamento também inclua exercícios de força, responsáveis por manter o corpo e a musculatura preparados para aguentar o impacto que a corrida traz para as articulações. A musculação é um aliado indispensável para quem busca melhores resultados e proteção para correr. Devido aos impactos promovidos neste esporte, a musculação servirá para proteger as articulações e os ossos, evitando lesões. O músculo bem estimulado fará o papel de amortecer os choques, possibilitando uma excelente performance. Também é importante o fortalecimento do core (centro de força do corpo que abrange os músculos das costas, da barriga e do quadril), já que ele traz a melhoria da força muscular por desenvolver os músculos posturais e reduzir o risco de lesões. Especialmente na corrida de longa distância, esses músculos têm grande influência nos estágios finais do percurso, quando a fadiga aparece e a sua postura começa a desmoronar. Quanto mais forte forem os seus músculos, mais tempo você conseguirá manter a boa postura, o que naturalmente se traduz em um melhor desempenho. Os músculos do core ajudam a manter o corpo ereto, fazendo atransferência de energia e sustentando o peso do corpo.

2) Para os iniciantes, quanto tempo é ideal correr por semana para adquirir condicionamento físico?
Os treinos mais indicados são aqueles com estímulo contínuo e intervalado – mesclando caminhadas, corrida em ritmos leve e moderado. É importante respeitar a evolução gradual do volume (distância) e intensidade (velocidade). Assim, o atleta se preservará de lesões e da desmotivação por excesso de treinos. Para iniciantes, o ideal seria intercalar caminhadas e corridas leves até que o corpo esteja preparado para correr. Esses treinamentos podem ser feitos até três vezes por semana. O “atleta” pode intercalar com trabalhos de musculação ou outros esportes, como natação e ciclismo. Dessa forma, a prática de alguma atividade aconteceria, pelo menos, cinco vezes semanalmente, com um ou dois dias de descanso, também fundamental. Esses complementos também ajudam no ganho de condicionamento. Aumentar de forma exagerada o volume ou a intensidade dos treinos pode causar lesões e desestimular o atleta. O corredor deve respeitar seus limites.

3) Escolha do tênis certo;
Experimentar o tênis no fim do dia ou após malhar seria importante para a escolha, pois é o momento que os pés estão mais inchados. Também prove o tênis com meias esportivas, pois a meia ocupa um espaço dentro do tênis. Com os pés calçados no tênis, verifique se você pode mexer os dedos livremente.Ajuste os cordões do tênis quando for experimenta-lo, aperte e ajuste uniformemente. Verifique se o calcanhar está firme no tênis e se não está escapando. Dependendo da escolha, seria importante um tênis com número maior do que você usa diariamente, pois durante a corrida o pé incha e os dedos e unhas podem bater na borda do tênis, causando lesões nas unhas e dedos podendo ocasionar a queda das unhas. Corra um pouco dentro da loja e ande alguns passos… você deve sentir que seu pé além de firme está confortável. Essa seria uma boa sequência de dicas para a escolha do tênis correto.

4) Tipos de alongamentos;
O alongamento serve para manter ou ampliar a flexibilidade do corpo. Essa flexibilidade é importante, pois a corrida exige movimentos mais amplos ao dar a passada.

Benefícios que o alongamento proporciona:

• Melhora da aptidão física;
• Aumento da consciência corporal, ajudando a melhorar a postura;
• Redução do risco de lesões e distensões nos músculos;
• Aumento da capacidade de contração muscular;
• Redução da tensão muscular.

Os exercícios devem ser feitos com pouca intensidade, nunca ultrapassando o limite de flexibilidade de cada pessoa.

Agora que você já conhece todas as dicas, que tal se juntar ao grupo de corredores da Swimex e participar da Swimex Run? A próxima etapa será a Batel Run  no dia 31 de janeiro com duas provas, cada uma com 5 e 10km de percurso.

A Swimex já preparou todo o cronograma de corridas da academia para que você possa aproveitar 2016 com saúde do inicio ao fim! Siga nossa página no facebook e acompanhe nossas novidades.

Cronograma Swimex Run 2016

31 de Janeiro – BATEL RUN

21 de Fevereiro – 2ª TRACK & FIELD RUN SERIES PÁTIO

09 de Abril – 12ª CORRIDA NOTURNA DA UNIMED

01 de Maio – 6º CIRCUITO DAS ESTAÇÕES – OUTONO

15 de Maio – 3ª MEIA MARATONA ECOLÓGICA DE CURITIBA

11 de Junho – NIGHT RUN

10 de Julho – 6º CIRCUITO DAS ESTAÇÕES – INVERNO

17 de Julho – 10ª TRACK & FIELD RUN SERIES -SHOPPING MULLER

07 de Agosto – 6ª MEIA MARATONA DE CURITIBA 21K

28 de Agosto – 6ª CIRCUITO DAS ESTAÇÕES – ETAPA PRIMAVERA

25 de Setembro – 13ª CORRIDA DA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ

23 de Outubro; – 12º CIRCUITO CAIXA DE CORRIDAS DE RUA

20 de Novembro – MARATONA INTERNACIONAL DE CURITIBA

11 de Dezembro – 1ª TRACK & FIELD RUN SERIES – PARK SHOPPING BARIGUI