Devo me alongar antes ou depois do treino?

O trabalho de flexibilidade é essencial para a funcionalidade do seu treino e para a sua qualidade de vida. No entanto, deve-se tomar muito cuidado, porque muitas vezes, ao invés de ajudar, ele pode atrapalhar.

Alongar alguns minutos antes de um treinamento que exige muita força não é aconselhável pois pode causar lesões. Com o alongamento, o estresse no fuso muscular aumenta e com a execução de exercícios muito fortes, esse estresse é ainda maior, o que pode causar lesões sérias.

Além disso, vários estudos demonstram que dependendo do alongamento muscular, o desempenho em certos movimentos pode diminuir. Ou seja, além de aumentar os riscos de lesão, ele ainda pode comprometer o desempenho de força máxima e potência.

O que pode-se concluir é que o momento exato para o alongamento vai depender muito do treinamento que será realizado. No entanto, o mais recomendado é que ele não seja feito antes ou depois da musculação, mas deve sim em um outro momento do dia ou da semana para se manter em níveis de funcionalidade mais elevados.