Dança para a mente e o corpo

Dança para a mente e o corpo

Um jeito divertido para se exercitar e potencializar a queima calórica é a dança. Com ritmos coreografados, a atividade proporciona benefícios físicos e psicológicos, pois desenvolve a interação com outros praticantes, relaxa o corpo e proporciona a sensação de liberdade, afinal, a música que embala as aulas está associada à expressão corporal.

O gasto calórico durante a dança varia de acordo com a modalidade. Segundo o professor de dança Rodrigo Nolasco, em alguns casos, o aluno perde mais de 300 calorias em apenas uma hora de exercícios. “Uma pessoa com 70 kg, por exemplo, pode gastar, durante 60 minutos dançando em um ritmo comedido, cerca de 315 kcal. Essa demanda energética equivale ao gasto estimado de uma caminhada ou a um passeio de bicicleta leve a moderado”, afirma o professor ao portal Corpo a Corpo.

Atualmente, é possível encontrar vários tipos de dança, como Zumba, Salsa, Dança de Salão e Dance. Com tantas opções, pode ficar difícil escolher o melhor. Se você está na dúvida, experimente todas as modalidades até encontrar aquela com a qual se sinta mais satisfeito. “Existem vários tipos de dança indicados para o emagrecimento. Porém, o importante não é o estilo escolhido para dançar, e sim uma dança que você realmente realize com muita intensidade por ter prazer em praticar. Quanto maior a intensidade, maior os gastos calóricos”, explica o coreógrafo Alan, em reportagem do Corpo a Corpo”.

Benefícios da dança

Mas não são apenas os resultados estéticos que atraem os alunos à dança. De acordo com o Bem-Estar, o exercício trabalha com a sustentação do corpo, a contração muscular, a respiração e o lado emocional, auxiliando no fortalecimento do organismo. O ideal é fazer aulas, no mínimo, três vezes por semana. Dessa forma, após as primeiras semanas, a pessoa já conseguirá observar melhora no condicionamento físico.

Ficou interessado em começar a dançar? Na Swimex, disponibilizamos aulas de Zumba e Ritmos – ideais para você entrar em forma. Confira dias e horários em nosso site, clicando aqui.

Leia também: Andréa Knaut e a Cozinha Terapia