Carnes processadas

Cuidado extra com as carnes processadas

Se você adora consumir salsicha, presunto, linguiça e outros embutidos, fique atento, pesquisas recentes demonstram que carnes processadas podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer.

Um dos principais estudos sobre o assunto foi realizado pela renomada Universidade de Harvard, em 2010, com a participação de mais de um milhão de pessoas. Cientistas descobriram que consumir 50 gramas de carne processada diariamente já é o suficiente para elevar o risco de doenças cardíacas.

Pesquisa inusitada

Para sentir na pele os riscos destes alimentos, o médico britânico Michael Mosley decidiu fazer um estudo um pouco diferente. Durante um mês, ele se submeteu a uma dieta à base de carnes vermelhas e processadas, como bacon e hambúrguer.

“Eu visitei numerosos especialistas e perguntei o que eles costumavam comer. Também decidi adotar uma dieta rica em carnes para verificar os efeitos de dobrar meu consumo de carne para cerca de 130 gramas por dia”, explica à BBC.

Em seu relato, o médico explica que a carne vermelha é muito importante, afinal, contém ferro, proteínas e vitaminas essenciais para o funcionamento do organismo. Porém, o problema surge quando ela passa por processos químicos e recebe grandes quantidades de gordura saturada e outros elementos prejudiciais. “Bacon e salsichas têm 16 vezes mais gordura saturada que o tofu“, exemplifica Mosley. Outro motivo que torna a carne processada bastante prejudicial é a grande presença de sódio, que pode levar a hipertensão e a demais problemas cardíacos.

Resultados negativos

Após o término da sua dieta restritiva, o médico constatou que teve aumento do peso, da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. “Eu voltei para a minha velha dieta, comendo ocasionalmente bife e carne de porco. Mas com certeza comerei menos hambúrgueres e salsichas nos churrascos deste ano”, acrescenta.

Alimentos processados podem ser prejudiciais

Conforme Mosley explica, para evitar os riscos da carne processada, o consumo máximo deve ser de 40 gramas diárias. Porém, o ideal é tentar cortá-las definitivamente do cardápio, substituindo-as por carnes brancas e vermelhas que não passaram por processos químicos.

Quando você for ao supermercado, busque cortes magros e procure prepará-los de maneiras saudáveis, com pouca gordura. Para diminuir o uso do sal, dê preferência a ervas frescas e temperos, que deixarão sua alimentação saborosa e sem riscos à saúde.

Leia também: Melhores parques em Curitiba para correr

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/