Cuidados com a alimentação no Carnaval

É CARNAVAL!

Com a chegada de feriados prolongados, como o carnaval, quem segue uma alimentação equilibrada sempre se preocupa em não exagerar ou não perder os resultados que vem adquirindo.
Eu sou muito a favor do equilíbrio e acho que devemos seguir uma regra em nosso dia-dia para poder fazer exceções em momentos como carnaval.
São praticamente 4 dias de festa, então procure colocar em prática o seguinte:

  1. Beba água. É verão, é calor, procure manter uma garrafinha por perto;
  2. Tendemos a fazer poucas refeições ao longo do dia, por que escolhemos opções calóricas e de digestão demorada. Então, procure fazer diferente, faça pelo menos 3 refeições completas que tenham sempre boas fontes de proteína (peixe, frango,ovos, iogurte, whey protein);
  3. Coma frutas frescas… Uma dica boa é comprar umas três variedades e deixar lavadas ou já picadas na geladeira. Quando bater aquela fominha, tem uma fruta geladinha pronta pra consumir.
  4. Outra dica legal para as frutas, é congelar e depois bater um pouco de água de coco e fazer um smoothie.

 

Se ao final dos quatro dias de carnaval você perceber que as dicas acima não foram suficientes e você exagerou… você pode fazer seguir as dicas abaixo.

  1. A dica da água, lembra? Agora faça com mais dedicação ainda. Ela vai ajudar na detox natural que seu organismo pode fazer e também reduzir a retenção de líquidos;
  2. Após o carnaval, podemos pensar numa fase sem bebida alcoólica, certo? Sugiro pelo menos 30 dias sem álcool.
  3. Precisamos colocar a flora intestinal nos eixos. As fibras podem ajudar. Aumente a quantidade de verduras e legumes nas refeições principais.
  4. Elimine ou reduza o consumo de conservas, embutidos, enlatados e temperos prontos. Esses alimentos são cheios de aditivos químicos e muito sódio.
  5. Controle a quantidade e principalmente qualidade dos carboidratos que consome. Opte por farelo de aveia, batata doce, batata salsa, pão 100% integral, etc.
  6. Os ingredientes de um suco verde bem elaborado podem auxiliar nesse momento detox pós-carnaval. Os sucos quando programados de maneira individual são mais eficazes, mas aí vai uma receita coringa. Coloque no liquidificador 1 folha de couve verde + 1 punhado de hortelã + 1 colher de cafezinho de salsinha picada + 1 fatia pequena de abacaxi + 60 ml de chá verde natural + 200 ml de água de coco.

 

Aproveite a folia com saúde!