Consumo de isotônicos deve ser controlado

atleta-tomando-isotonicoO isotônico, usado principalmente para repor micronutrientes durante os treinos, tem lugar garantido entre os praticantes de atividades físicas. Mas os médicos alertam: a bebida não deve ser confundida com a água.

O uso indiscriminado do isotônico pode trazer reações adversas. Segundo um estudo feito pela Universidade Estadual da Paraíba, o consumo exagerado da bebida pode prejudicar o esmalte dos dentes, causando cáries e aumentando a sensibilidade dentária, além de dificultar a perda de peso, sobrecarregar os rins e contribuir com o aumento da pressão sanguínea.

Apesar de saboroso, o uso de isotônicos deve ser controlado e nem sempre o seu consumo é recomendado. De acordo com os nutricionistas, a ingestão desse suplemento é indicada para treinos mais intensos ou longos, como corridas com mais de 10 km ou treinos com duração superior a uma hora. Durante os treinos mais curtos, a hidratação deve ser feita preferencialmente com água.

garota-tomando-agua

O que são bebidas isotônicas?

As bebidas isotônicas têm concentração semelhante aos fluidos corporais, dessa maneira, são facilmente absorvidas e transferidas para a corrente sanguínea, repondo rapidamente os nutrientes perdidos durante a prática da atividade física ou de episódios médicos, como a diarreia.

Além das bebidas industrializadas, vendidas em garrafas com cores e sabor fortes, também são considerados isotônicos a água de coco e o soro fisiológico.

Leia também: Dieta detox: como o suco verde auxilia a desintoxicar o organismo

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/