Conheça os principais treinos de corrida

Conheça os principais treinos de corrida

Atualmente, existem vários treinamentos que visam potencializar o desempenho dos corredores. Alguns buscam aumentar a velocidade, outros melhorar a resistência física em longas distâncias. Conheça a seguir quais são os principais tipos de treinos e os seus objetivos.

Treino longo

Conhecido também como “longão“, é o exercício do planejamento semanal em que o aluno percorre a maior distância. O objetivo desse método é adaptar o corpo às provas mais extensas, além de proporcionar alto gasto calórico. Por exigir bastante do indivíduo, é essencial que o dia seguinte seja marcado por descanso ou corrida leve.

Caso você seja iniciante, consulte o seu professor previamente, já que é necessário preparo físico, conforme explica o treinador Ricardo Hirsch.

“Se o corredor já é treinado e já fez provas longas, o longão vai fazer jus ao nome e será realmente longo. Mas se for uma pessoa que está começando, pode ter praticamente o mesmo tempo de duração dos outros treinos. A diferença está na forma como o longão é feito: ele é contínuo, sem tiros, intervalos e outras interrupções“, conta ao portal Runner’s World.

Treino intervalado

É considerado um dos treinos mais exaustivos, pois propõe uma corrida em ritmo superior ao que o aluno está acostumado, inserindo intervalos durante o exercício. O principal objetivo é aprimorar a capacidade do indivíduo de resistir ao esforço intenso.

Fartlek

Desenvolvido na década de 30, esse treino pode ser feito em qualquer terreno, seja na esteira, no asfalto, na grama ou na areia. Também tem como objetivo adaptar o organismo ao esforço.

Diferentes treinamentos para corrida

É considerado um dos treinos mais divertidos do planejamento semanal, pois o aluno pode variar a intensidade da corrida, o que ajuda a melhorar a velocidade, o condicionamento físico e a força.

Treino de subidas e descidas

Nem sempre as provas de corrida são realizadas em terrenos planos, o que torna essencial esse tipo de exercício. Seu principal benefício é aumentar o condicionamento físico, o fortalecimento muscular e ósseo, e desenvolver velocidade e impulsão.

Se você ficou interessado em correr, procure antes os professores da Swimex Run. Eles irão propor um planejamento específico para atender suas necessidades e individualidades.

Leia também: Conheça o Cross Camp