Conheça os diferentes tipos de açúcar

 Conheça os diferentes tipos de açúcar

Ingrediente principal de doces e sobremesas, o açúcar refinado é um alimento com calorias vazias, ou seja, possui alto valor energético, mas é pobre em nutrientes. Porém, se você não abre mão de um cafezinho adocicado no começo da manhã, é possível utilizar diferentes tipos de açúcares que, além de não conterem fertilizantes químicos, oferecem alguns minerais ao organismo, como cálcio e ferro.

Cristal

É a partir do açúcar cristal que se obtém outros tipos, como o refinado e o de confeiteiro. Para ficar com aspecto granulado, o caldo de cana passa pelas etapas de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem. Apesar de ser menos processado, ele perde bastante dos seus minerais.

Refinado

Popular entre os consumidores, o açúcar refinado é extremamente saboroso, porém, há uma significativa perda de nutrientes durante o seu processamento. Outra desvantagem são os compostos utilizados em sua purificação, que podem prejudicar o organismo.

Líquido

Trata-se de uma solução aquosa obtida a partir da sacarose (açúcar comum) transparente e límpida. Apesar de não ser utilizada no dia a dia, é fundamental quando a refeição necessita de um açúcar sem cor, como balas, doces e produtos farmacêuticos.

Mascavo

Açúcar mascavo é mais escuro do que os tradicionais, como refinado

Além de ser escuro e úmido, tem o sabor semelhante ao da rapadura, característica que muitas vezes não agrada as pessoas. Esse tipo de açúcar é extraído após o cozimento do caldo de cana. Durante o seu processamento, ele não passa pela etapa de refino, preservando, assim, o cálcio, o ferro e os sais minerais.

Light

É uma mistura de sacarose (açúcar comum) e adoçante (ciclamato, sacarina ou sucralose). Além de adoçar entre duas a cinco vezes mais do que o refinado, o açúcar light tem redução de 50% das calorias, sendo indicado para quem busca perda de peso.

Demerara

Em relação aos valores nutricionais, é bastante semelhante ao açúcar mascavo, porém, ele se diferencia por passar pelo refinamento leve – processo em que não recebe aditivos químicos. Para quem não gosta de açúcar com gosto mais forte, essa a melhor opção, já que ele não altera os sabores dos alimentos e pode ser utilizado no preparo de sobremesas.

Orgânico

Seu diferencial é não utilizar agrotóxicos no plantio da cana-de-açúcar ou elementos químicos durante sua industrialização. Apesar de ser mais escuro e grosso do que o refinado, o açúcar orgânico tem o mesmo poder adoçante.

Variedade de açúcar

Apesar de alguns tipos de açúcar conterem minerais, ainda não há uma especificação sobre a quantidade que podemos ingerir diariamente. Por isso, lembre-se: moderação é essencial.

Leia também: Conheça os principais mitos sobre a atividade física

Por fora parece uma academia. Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba. Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/

Tags: