Como evitar lesões por repetição

 Como evitar lesões por repetição

Horas digitando no computador e má postura ao usar notebooks são alguns exemplos de atividades que favorecem as lesões por esforço repetitivo, conhecidas popularmente pela sigla LER.

É preciso compreender, entretanto, que a LER, propriamente dita, não é uma doença, e sim uma caracterização para todos os problemas nos ossos e músculos que se originem de atividades repetitivas – atualmente, cerca de 30 doenças podem se categorizadas nesse grupo. Os esforços constantes podem ocasionar graves alterações das estruturas osteomusculares, formadas pelos tendões, articulações, músculos e nervos.

Ao repetirmos constantemente os movimentos, ocorre a obstrução da circulação sanguínea, impossibilitando a irrigação de importantes estruturas, como as artérias e os nervos. Como consequência, há a fibrose que desencadeia processos inflamatórios nos músculos, surgindo, então, doenças como a bursite e a tendinite.

Como combater a LER

As lesões por repetição mais frequentes atingem pessoas que digitam muito ou apertam o mouse excessivamente, assim como quem atende e transfere telefones. “Mas o risco não é só desses profissionais. A má postura, instrumentos e mobiliários de escritório não adequados e um ambiente de trabalho desorganizado podem levar qualquer pessoa a esse problema”, explica a reumatologista Evelin Goldenberg à revista ISTOÉ.

Horas digitando ou utilizando o mouse podem ocasionar LER

Dessa forma, a melhor maneira para evitar lesões por esforço repetitivo é prestar atenção aos hábitos, especialmente no ambiente de trabalho. Além de pausas regulares durante as atividades, a altura e a posição dos aparelhos é fundamental no combate ao problema.

A cadeira e a mesa, por exemplo, devem ficar em uma altura que proporcione maior naturalidade e conforto a quem está sentado. Já o monitor deve estar na altura dos olhos, de forma que a pessoa não precise ficar abaixando a cabeça e forçando o pescoço. Em relação ao teclado e ao mouse, é ideal que o cotovelo forme um ângulo de 90 graus.

Para quem costuma fazer trabalho repetitivo, o professor da Swimex Fabrício Kozel aconselha, de hora em hora, dar um breve intervalo de cinco minutos em suas atividades. Nesse tempo, você pode alongar-se, levantar e ir tomar água ou até mesmo mudar a tarefa que está executando. “Por exemplo, se estiver digitando, pare e arrume a sua mesa de trabalho”, orienta o profissional.

E não se esqueça: respeitar os limites do seu corpo e não exagerar no trabalho são cuidados fundamentais para evitar a LER!

Leia também: Vantagens e riscos dos termogênicos