Como aumentar a resistência física

Como aumentar a resistência física

Resistência física é a capacidade do corpo de suportar um esforço prolongado. Uma prova de ciclismo ou de levantamento de peso, por exemplo, são situações que testam os limites dos atletas. Porém, essa habilidade não depende apenas de fatores genéticos, é algo que precisa ser estimulado frequentemente.

A médica do esporte Débora Balaciano explica que diversos elementos devem ser levados em conta no momento em que os alunos buscam aumentar a resistência física. “Resistência é quando você tem uma capacidade de tolerar o esforço por um período mais longo. Tem alguns fatores envolvidos, como o treinamento, a motivação e o preparo físico”, conta ao portal Eu Atleta.

Um exemplo comum de que o treinamento e o preparo físico são as chaves para melhorar a resistência física pode ser observado quando uma pessoa começa a correr. No início, ela sente que nunca chegará aos primeiros metros. Mas, ao treinar regularmente, o aluno não sente mais cansaço excessivo durante a atividade e confirma a ideia de que o corpo humano nasceu para se movimentar.

Como aumentar a resistência física

Planejamento e atividades específicas

Para evitar lesões e garantir o bem-estar do aluno, a evolução física deve ser realizada através de um planejamento que leve em conta as particularidades do aluno.

Nesse planejamento, serão indicadas algumas atividades que podem potencializar a resistência física. Entre os exercícios ideais para atingir este objetivo estão o Jump, o Step e o Spinning, desde que sejam realizados frequentemente.

Hábitos rotineiros

Dicas para aumentar a resistência física

Além das modalidades, algumas ações no dia a dia também podem ajudar. Evite fumar e dê bastante atenção a sua alimentação, procurando fazer refeições leves antes dos exercícios e ingerindo carboidratos para fornecer energia. Outra dica é não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes dos treinos, pois o álcool influencia negativamente as funções metabólicas e fisiológicas do corpo.

Leia também: Mais saúde através dos temperos

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/

Tags: