Biografia: Luis Ohde

Luis Henrique Ohde, 3º Colocado no Ironman 70.3 Punta Del Este de 2016, nasceu em Curitiba no dia 03 de setembro de 1993. Começou na natação em 2000 e aos dez anos teve sua primeira experiência com Triathlon. Após uma pausa para se concentrar nos estudos e praticar outras modalidades esportivas, voltou a treinar em 2011 com o seu atual técnico, Guilherme Manocchio.

Tudo começou por influência de seu pai e seu tio, que também praticavam o esporte. A partir de 2011, após treinar três anos com muita seriedade e determinação, Luis percebeu que poderia se tornar profissional e atingir bons resultados.

Em média o atleta participa de 15 provas por ano, sendo as principais as Ironmans. O responsável pela estruturação dos seus treinos é o Guilherme Manocchio, basicamente o foco é na prova alvo, intercalando períodos de força, resistência e velocidade. Luis realiza cerca de 30 treinos por semana, dependendo da fase de treinamento em que está. Isso é aproximadamente 25 horas semanais.

“O que mais me motiva é atingir meu potencial máximo em todos os treinos. O maior desafio sempre é a preparação pro Ironman. Alguns dias estou exausto e preciso treinar melhor que o dia anterior. Meus treinos favoritos são os longos de ciclismo, de corrida em lugares legais e os de natação intensos. Acho que hoje estou bem equilibrado com as três modalidades progredindo juntas”.

Seu momento mais marcante no esporte foi sua chegada no Ironman em Florianópolis. “Foi o meu primeiro Ironman e fui o 1º colocado amador. Bati o recorde de tempo na história da categoria do circuito Ironman, 8h37”.

Seu foco agora é chegar ao mundial de Ironman no Hawaii e ganhar algumas provas ao redor do mundo. Para quem tem um sonho e gostaria de seguir o mesmo caminho de Luis, ele deixa a seguinte dica: “Vá com calma, aprenda a escutar seu corpo e tenha um acompanhamento de um profissional qualificado”.

Conheça mais sobre o atleta no site (link) e aproveite para conhecer a estrutura Swimex, ideal para os campeões!