Biografia: Kaká Kosinski

Kauane Kosinski, ou Kaká Kosinski, iniciou sua carreira esportiva aos sete anos de idade participando de provas infantis no estado do Paraná.

“Desde o início, sempre amei natação e era a modalidade que mais me destacava, por isso optei por seguir firme nela, onde fiquei 14 anos, sendo quatro na carreira profissional representando o Brasil em campeonatos Sul Americanos e Multinations”.

Em 2014, o desânimo veio forte devido aos resultados e por se tratar de um esporte que exige muito. Com isso, Kaká acabou procurando algo diferente. “Pensei em parar com tudo e me dedicar aos estudos, mas meus pais sempre me incentivam a manter o esporte. Foi quando tentei conhecer melhor o Triathlon”.

Desde o início seus pais ofereceram suporte e estímulo. Com dois meses de treinamento, ela já foi convocada para a seleção Sul Americano Júnior e após um ano praticando Triathlon, a atleta já se tornou profissional na modalidade. As principais provas em que participou foram: Sul Americano e Pan Americano Júnior, Copa Brasil de Triathlon, Brasileiro de Aquathlon e Sesc Triathlon de Caiobá.

“O que me motiva são meus sonhos. Acordo e vou dormir todos os dias com eles na minha cabeça. Quero muito ser uma atleta Olímpica, isso vem comigo desde pequena”. Para isso, Kosinski treina de domingo a domingo. “Alguns dias faço as três modalidades e outros alterno entre corrida e natação, bike e natação, sempre com musculação, fortalecimento, pilates, massagem”. Em média são entre três a quatro treinos por dia.

O momento mais marcante de sua vida foi subir no pódio no campeonato Mundial, como vice-campeã na prova de 100 metros livre. “Para mim, foi o momento inesquecível. Quando quebrei o recorde Sul Americano, foi extraordinário, e a minha chegada na primeira prova de Triathlon, foi uma coisa diferente, nunca senti aquilo antes, me marcou muito pois adorei a sensação e isso me fez continuar e chegar aonde estou hoje”.


Por fazer parte da Manocchio Team, seus treinos são estruturados pelo Guilherme Manocchio, seu técnico. “Ele me passa a planilha de toda a semana no domingo. Assim, posso ver os treinos e planejar a semana toda certinha. Sempre tento treinar com as pessoas mais fortes do que eu, buscando melhorar todos os dias de alguma forma”. Seus treinos favoritos são os de natação, mas também possui uma grande paixão pela bike. “Adoro demais conhecer lugares novos e apreciar as paisagens. Treinar em grupo é muito bom”.

Mas como qualquer atleta profissional, Kaká também já passou por vários obstáculos em sua carreira. “Final de 2015 e praticamente 2016 inteiro passei machucada, me adaptando com a modalidade. Tive que ter muita força de vontade para poder superar e voltar a treinar. O tempo passava devagar demais, queria melhorar logo e sempre acontecia algo. Foi muito difícil, mas hoje estou bem. Tudo isso me fez crescer muito, temos que ser muito forte para superar os obstáculos”.

Deixando um pouco de lado a carreira de triatleta, Kaká Kosinski garante que se não fosse atleta, seria médica veterinária ou nutricionista. “Adoro as duas coisas e com certeza, se não fosse triatleta, eu atuaria em uma dessas profissões”.

Seus planos para os próximos anos são: evoluir em todas as modalidades, subir no pódio no campeonato brasileiro sub-23, correr os circuitos mundiais e ir para Tóquio nos jogos olímpicos de 2020.