Biografia: Guilherme Manocchio

Guilherme Manocchio começou a treinar triathlon aos 13 anos e, 22 anos depois, não se imagina fora do esporte. “Iniciei no atletismo. Fiz minha primeira prova e não quis mais parar! Apesar de já ter treinado vôlei e atletismo, sentia que o triathlon combinava mais comigo”, comenta.

Um dos fundadores da Manocchio Team Assessoria Esportiva, o atleta garante que, através do esporte, sente que está no lugar certo. “Lembro de quando estava prestes a vencer uma prova pela primeira vez, em 1999. A partir desse momento, comecei a ter uma nova perspectiva e percebi que vencer ou não dependia de mim mesmo”, lembra. Atualmente, Guilherme já participou de mais de 500 provas (uma média de 25 por ano), com duas vitórias marcantes no circuito Ironman, em Fortaleza (2015) e Copenhagen (2016).

Com uma média de 20 treinos por semana, ele garante que tudo precisa ser bem estruturado para alcançar seus objetivos. “Treino ciclismo e corrida de manhã e natação a tarde. Também incluo sessões de massagem, aulas de yoga e de fortalecimento na minha rotina, para equilibrar o corpo”, explica o atleta. Ele comenta que misturar técnicas nos treinos auxilia no pré e pós-prova, especialmente com exercícios de ativação corporal antes das competições.

Manocchio lembra que não era bom nadador e, por isso, teve que treinar diariamente por seis anos, até melhorar sua técnica. “Investir meu tempo nesse treino adicional valeu a pena! Hoje me considero equilibrado nas três modalidades”, comemora. O atleta comenta que o estilo de vida proporcionado pelo esporte é o que ele mais gosta, por influenciar positivamente a vida de quem o pratica.

Para o futuro, Guilherme quer realizar grandes feitos e passar adiante os ensinamentos acumulados ao longo dos 20 anos de carreira. “Também quero aproveitar ao máximo o tempo que tenho com meus filhos”, finaliza.