Os benefícios de treinar a dois

Namoro ou casamento são relacionamentos que podem favorecer o aumento de peso, afinal, jantares românticos e petiscos à noite são programas bastante procurados por casais. Porém, com a dose certa de disciplina, é possível transformar a relação a dois em um motivo a mais para manter o corpo saudável.

Em um estudo realizado pela Universidade de Medicina da Pensilvânia, nos Estados Unidos, os cientistas evidenciaram os benefícios dos exercícios físicos em dupla. Segundo os pesquisadores, quando o parceiro frequenta as mesmas aulas na academia e também busca a perda de peso, um estimula o outro a seguir rigorosamente a dieta.

Mesmo que ambos não treinem com a mesma intensidade, o diferencial está na motivação. Confira a seguir algumas dicas, com base na revista Men’s Health, para fortalecer o relacionamento também na academia.

Compartilhe metas
A determinação para treinar surge, principalmente, no estabelecimento de metas. Mas é o compartilhamento desses objetivos que se mostra fundamental para que o parceiro não deixe o outro desistir. “Ao compartilhar metas, a pessoa se compromete não só com ela, mas também com a parceira. Um incentiva o outro nos momentos de dificuldade, elogia quando objetivos são alcançados. Isso mantém o foco e a motivação em alta”, diz Carla Di Piero, psicóloga do esporte, em entrevista à revista Men’s Health.

Tenha disciplina
Evitem desculpas! Mesmo que o dia esteja chuvoso ou frio, é vital não abandonar o treino. Se preferirem, anotem seus objetivos em um local de fácil visualização para recordá-los sempre, como na porta da geladeira, no porta-recados próximo ao computador ou até mesmo na agenda de trabalho.

Dê um feedback para seu parceiro
Falar para seu companheiro se a postura dele está errada durante o exercício, ou que você notou resultados físicos são informações essenciais para que o outro sinta-se confiante. É o que defende o treinador e especialista em força Derek Peruo. “Um retorno como ‘você está se saindo muito bem’ serve para motivar. Já um ‘deixe suas costas retas’ ajuda para que o exercício seja realizado de forma correta”, explica.

Faça as atividades em dupla
Muitas vezes, as mulheres preferem exercícios diferenciados, como Yoga e Jump. Já os homens são apaixonados por musculação e corrida. Que tal unir esses dois tipos de treinos? Com o passar das semanas, os alongamentos deixam de ser complexos e a corrida começa a durar mais do que cinco minutos. Como benefício, o casal melhora o condicionamento físico, além de trazer aspectos positivos ao sistema cardiovascular. Porém, é necessário respeitar os limites individuais, explica a reportagem da Men’s Health.

“As mulheres costumam ter mais mobilidade, flexibilidade, qualidade na execução dos movimentos e tolerância a dor. Já os homens possuem mais força e desenvolvimento muscular. Mas não adianta querer que a parceira faça tudo na mesma intensidade. É importante respeitar a individualidade e os limites de cada um, para não acabar desestimulando a companheira”, explica o treinador Pedro Sales de Souza.

Leia também: Aprenda a respirar corretamente durante os exercícios físicos