Você conhece os benefícios da pimenta?

Você conhece os benefícios da pimenta?

Jalapeño, tabasco, de cheiro ou malagueta. Com uma variedade de opções, a pimenta é utilizada para deixar as refeições mais picantes e com um sabor especial. Mas, o que muitas pessoas desconhecem é que, devido aos benefícios à saúde, esse tempero natural já está no prato dos nossos ancestrais há milênios. Nas Américas, há pelo menos dois mil anos, o fruto com gosto peculiar já era usado, até mesmo para aliviar dor de dente e de estômago.

Atualmente, os pesquisadores descobriram mais pontos positivos da pimenta, independente de sua espécie. Entre eles, estão a proteção do sistema digestivo, combate a tensões musculares, auxílio no tratamento de reumatismos articulares e atuação como antioxidante e bactericida.

Segundo a nutricionista Márcia Keller Alves, os benefícios são resultados da capsaicina, o componente da pimenta que proporciona o famoso gosto ardido. “É esse princípio ativo que faz com que a pimenta seja benéfica à saúde. Então, quanto mais picante, mais capsiacina. E quanto mais capsiacina, mais benefícios com o consumo da pimenta”, esclarece ao Globo Repórter.

A pimenta atua como antioxidante no organismo

O elemento picante atua em várias regiões do corpo, aliviando dores de cabeça, controlando os níveis de glicose no sangue e aumentando a capacidade pulmonar. Há também efeitos psicológicos, pois ele potencializa a produção da endorfina e a serotonina – substâncias ligadas ao bem-estar e satisfação. “Para a mulher, a melhora na irrigação sanguínea e a elevação da serotonina ainda produz um efeito afrodisíaco”, destaca Marcio Bontempo, médico homeopata e autor do livro “Pimenta e seus benefícios para a saúde”, ao Uol Saúde.

Perda de peso com a pimenta

Se a pessoa consome pimenta e adquire hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, é possível transformar o fruto em um grande aliado do emagrecimento. O motivo é a aceleração metabólica causada por ela, conforme explica o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky ao Globo Repórter. “É uma substância estimulante do metabolismo. A pessoa passa a gastar mais calor através do que come”.

Tipos de Pimenta

Mas, apesar de tantos benefícios, a pimenta ainda é pouco consumida no Brasil. Na Tailândia, por exemplo, o consumo chega a dez gramas diárias. Já em nosso país, a quantidade não passa de meio grama por pessoa.

Mesmo que você não goste de alimentos picantes, pode usufruir das vantagens das pimentas mais suaves, como a dedo-de-moça, ou até mesmo consumir doces feitos à base da fruta, como geleias e trufas.

Leia também: Aplicativos para aperfeiçoar sua corrida