Benefícios da Corrida Indoor

Benefícios da Corrida Indoor

A rotina do dia a dia acaba ocupando boa parte do nosso tempo. Muitas vezes, a correria deixa o treino na academia como única saída

Sabemos que a esteira é sinônimo de monotonia para muitos corredores. No entanto, ela pode ser útil para o treinamento e até ajudar na melhora de performance.

Os treinos de corrida indoor (nas esteiras) apresentam muitas vantagens. Por exemplo, nela o atleta consegue ter mais controle do treino em relação ao volume e intensidade, já que ele pode alterar seus treinos intervalados na mesma variação de velocidade ou amplitude de inclinação.

Além disso, o treino na esteira pode ser muito bem aproveitado para corrigir aspectos técnicos, contribuindo para a evolução da performance. O foco na esteira é a técnica e a melhora da performance, já que, com a orientação certa, o aluno perde vícios posturais e desenvolve uma corrida mais firme e confiante a cada passada.

INICIANTES

Os corredores iniciantes podem trabalhar treinos intervalados de caminhada leve, moderada e rápida. Além disso, trotes leves irão ajudar na capacidade pulmonar e na resistência muscular exigida pela corrida. O praticante aumentará o tempo de trote leve, intercalando com caminhadas para recuperação.

INTERMEDIÁRIO

Já o corredor em nível intermediário, que já consegue treinar de forma mais contínua, pode começar com um trote moderado e, quando houver necessidade, caminhar para recuperar o fôlego. É importante gerar mais dificuldade ao corpo do atleta nesta fase, pois isso aumentará sua capacidade física. O corredor aumentará o tempo de trote moderado e intenso, intercalando com trote mais leve para recuperação.

AVANÇADOS

Já para o corredor avançado, é recomendado variar a inclinação da esteira, aumentando a dificuldade do treino e exigindo mais da velocidade do corredor, trabalhando com a frequência cardíaca em uma situação mais alta.

Independentemente do nível de condicionamento, na Swimex Run a programação é feita para que a aula aconteça de maneira dinâmica e gerando desafios. Assim a motivação aumenta e o aluno pega gosto pela prática, fatores que levam ao avanço individual e progressivo, bem como aos bons resultados, que logo começam a aparecer!

BENEFÍCIOS AO OPTAR POR TREINOS NA ESTEIRA

Maior segurança: correr na esteira reduz o risco de acidentes, como colocar o pé num buraco ou acidentes de trânsito, aumentando a segurança;

Correr a qualquer hora do dia: pode-se utilizar a esteira a qualquer hora do dia, mesmo de noite;

Dias muito frios ou chuvosos: o ambiente controlado ajuda os atletas naqueles períodos onde o frio e a chuva castigam quem gosta de correr (quem é de Curitiba sabe disso muito bem!);

Manter o ritmo: na esteira é possível regular uma velocidade constante de corrida, impedindo que a corrida se torne muito lenta ao longo do tempo;

Regular o tipo de piso: a esteira, além regular a velocidade, também permite dificultar a corrida, possibilitando correr em pisos mais acentuados, como se estivesse correndo em uma montanha;

Controlar o ritmo cardíaco: geralmente as esteiras possuem aparelhos que ajudam a medir a frequência cardíaca através do contato das mãos com a barra de segurança, por exemplo, e assim é mais possível evitar problemas cardíacos, como taquicardia.

Hábito: correr na esteira, de 3 a 4 vezes por semana, melhora os hábitos de iniciantes ou mais avançados.

Recomendamos aos praticantes de corrida indoor iniciar a prática dos treinos de corrida na esteira sem exageros, sempre respeitando as limitações e com as devidas autorizações de um médico e de um ortopedista.

Aqui na Swimex Run, o treinamento é progressivo e as aulas atendem 3 níveis de condicionamento: iniciante, intermediário e avançado.

Se você está começando, já nas primeiras semanas de treino é possível perceber a melhora na performance. Também não existe idade máxima para iniciar a prática da corrida, desde que as pessoas sejam orientadas, estejam autorizadas por profissionais da saúde e com todos seus exames em dia (check-up clínico e ortopédico, exames ergométricos de esforço e cardiopulmonar).

Bons treinos a todos! 😉