Bebidas alcoólicas potencializam o aumento de peso

Bebidas alcoólicas potencializam o aumento de peso

O consumo de álcool pode ser um inimigo para quem deseja equilibrar o peso corporal. Uma pesquisa feita pela organização inglesa Slimmimg World mostrou que as bebidas alcoólicas estimulam o apetite e fazem com que as pessoas sintam vontade de comer alimentos mais gordurosos.

Ao todo, 2.042 indivíduos participaram do estudo e ajudaram a comprovar que beber cinco latas de cerveja, por exemplo, é o suficiente para gerar efeito rebote no dia seguinte, já que a fome continua exacerbada pela manhã seguinte, e saciá-la pode causar aumento de até um quilo.

Exagero calórico

Cada participante consumiu, em média, 3.300 calorias, divididas nas 24 horas durante e depois da bebedeira. À noite, os pesquisados consumiram aproximadamente 2.829 calorias em alimentos e 1.476 em drinques alcoólicos. Já na manhã posterior, as comidas gordurosas continuaram imperando no cardápio, gerando um consumo de mais 2.051 calorias.

 Cerveja pode engordar?

Segundo o líder da pesquisa, Jacquie Lavin, em entrevista ao jornal Daily Telegraph, “O álcool estimula o apetite, aumenta a vontade de comer alimentos menos saudáveis e diminui nossas inibições. Tudo isso nos leva a fazer escolhas que não são ideais, sem que a gente perceba a quantidade de calorias consumidas”.

Os petiscos de bares e restaurantes também ajudam a superar o limite diário de calorias recomendado. Adultos saudáveis, por exemplo, devem ingerir em média 3000 kcal por dia. Porém, uma porção de batatas fritas possui 1008 kcal, ou seja, quase metade do que você precisa em apenas uma refeição.

As calorias excessivas também são encontradas no bolinho de bacalhau, com 170 kcal a unidade, e no queijo brie, que contém 470 kcal em apenas uma fatia. Já no sábado de feijoada, um prato pode equivaler a 1000 kcal.

 cerveja-aumento-peso-swimex

Mas isso não significa que você não possa consumir drinques e cervejas com os amigos. Basta ter equilíbrio e não exagerar na dose.

Leia também: GAP: fortaleça o seu corpo

Tags: