Blog SWIMEX | Batata Doce

Batata Doce: O Alimento Ideal Para Quem Quer Ganhar Músculos

Para que o treino possa surtir o efeito desejado, é necessário manter uma dieta equilibrada, rica em proteínas e carboidratos.Certos nutrientes são indispensáveis na vida de um atleta. Sem eles, o corpo não consegue reconstruir o tecido muscular danificado durante o treino e ao invés de ganhar massa muscular, a pessoa acaba perdendo.

O carboidrato dos atletas

Com inúmeras funções e benefícios para os atletas, principalmente praticantes de musculação, a batata-doce representa uma importante fonte de carboidratos. Seu baixo índice glicêmico (IG) fornece boas quantidades de energia para a prática de musculação e também para o desenvolvimento das tarefas diárias.

Alimentos com baixo IG liberam lenta e gradualmente a energia, evitando os “picos” de insulina no sangue e o acúmulo de gordura, também proporcionam maior sensação de saciedade. O índice da bata doce é 44, relativamente baixo perto do arroz branco – índice 64 – ou o pão branco – índice 71.

Além do baixo índice glicêmico, a batata doce possui alta taxa de vitamina A, que age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial e sistema imunológico. É rica em vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro, potássio e fósforo.

Cada 100g de batata doce tem em média 116 calorias – 1,16g de proteínas, 30,10g de carboidratos e 0,32g de lipídios.

Receitas de Batata Doce

#dica: para evitar a perda de micronutrientes, cozinhe a batata-doce com a casca.

Batata doce X batata inglesa

Com valores nutricionais similares, a principal diferença entre as duas é o índice glicêmico. O IG da batata inglesa é assustadoramente superior ao da batata doce. Além do que, a batata doce possui cinco vezes mais cálcio do que aquela.

É sempre bom variar as fontes de carboidrato

Mandioca

Ela é riquíssima em nutrientes e pode ser consumida em diferentes refeições ao logo do dia, pela sua variedade de usos (farinha, tapioca, cozida, purê). Ela não provoca gases e recomenda-se ingerir 100g antes do treino, por ser rica em fibras. Todos os alimentos com fibras devem ser consumidos antes, para que a pessoa tenha energia durante todo o exercício.

Batata-inglesa

Ela tem um índice glicêmico alto e é um carboidrato simples. Por isso, indicada para os primeiros trinta minutos pós-treino, para repor com rapidez o carboidrato, freando o metabolismo e gerando ganho de massa magra. Não adianta comer proteína logo após a atividade física. O organismo precisa de carboidrato. Se a pessoa malha no fim da tarde, por exemplo, pode consumir uma proteína, como o peixe, no jantar, e uma porção de cenoura, que possui carboidrato em pequena quantidade. Evite grandes quantidades de carboidratos à noite.

Batata-baroa

Ela tem um índice glicêmico mais alto se comparada à batata doce e menor quantidade de fibras. É mais indicada para o pós-treino. A pessoa pode comer uma unidade média. Possui betacaroteno, que é um anti-inflamatório, e no verão ajuda no bronzeado.

Inhame

Se comparado aos alimentos anteriores, ele tem maior quantidade de proteínas e potássio. Ajuda no fortalecimento dos ossos, fundamental para evitar lesões durante os exercícios. Você pode comê-lo antes do treino (duas unidade médias cozidas), ou após. Se você malha no fim da tarde, coma no jantar.

Batata-doce de cada dia

Existem diversas maneiras de incluir esta gostosura na dieta. Você pode consumir a batata cozida em água, assada no forno, em forma de chips, em forma de purê e assim por diante. Caso você prefira consumir a sua batata aqui na Swimex, também pode. Ela é uma das presenças ilustres no cardápio da Mr. Green.

Lembre-se: a inclusão da batata doce, assim como qualquer outro alimento na sua dieta, será muito mais proveitoso se for acompanhada por um profissional de nutrição.

Fonte: Revista Saúde, Dicas de Treino, Dicas de Musculação, Youtube