Avaliação Física é muito mais do que um número na balança

A avaliação física é um processo muito importante na elaboração de exercícios físicos em um treinamento esportivo ou de musculação seja qual for o objetivo: para performance, saúde ou estética.

Quanto mais informações o SEU professor ou personal trainer tiver mais personalizada será sua rotina de treinos. O profissional de Educação Física poderá identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças e auxiliar a estabelecer metas para o aluno a partir dos resultados avaliados, seja para melhorar o condicionamento físico, o desempenho esportivo, reduzir peso, percentual de gordura ou até mesmo se a rotina estipulada para você está dando certo ou não.

Quando uma pessoa não se identifica com algum aspecto de uma atividade física é natural que a abandone. É difícil alguém continuar por muito tempo algo que não lhe dê prazer. E se não apresentados os resultados como saber se dá certo ou não?! Por meio da avaliação, o profissional terá parâmetros para identificar a melhor atividade para o aluno e a intensidade e frequência desses exercícios para que se trabalhe dentro da zona de treinamento individual.

Uma avaliação física bem feita utiliza critérios e protocolos adequados, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que indiquem, através de análises e comparações, a real situação em que se encontra o avaliado.

Mas não basta apenas UMA avaliação física. O correto é que o aluno faça periodicamente a reavaliação, permitindo uma COMPARAÇÃO para que o PROFESSOR possa acompanhar o progresso do aluno com precisão, sabendo se houve evolução OU NÃO. Com isso, é possível reciclar o programa de treinamento e estabelecer novas metas.

Lembrando: Uma rotina de exercícios eficiente é aquela que é combinada corretamente com a duração e intensidade dos esforços que a atividade exige, levando em consideração as condições e necessidades de cada um analisadas na avaliação. Quando os exercícios são praticados corretamente, há menor probabilidade de ocorrer acidentes, lesões ortopédicas e reduz-se também o risco de precipitação de acidentes cardiovasculares e outros desgastes indevidos.

Em meio a tanto conhecimento técnico-científico, não se pode mais aceitar o “achismo”, ainda empregado por alguns profissionais em suas avaliações. Só é possível fazer um programa de exercícios com qualidade e segurança com uma avaliação física. OS RESULTADOS SÃO PERCEBIDOS QUANDO COMPARAMOS A AVALIAÇÃO FÍSICA DO INÍCIO DO TREINAMENTO COM A AVALIAÇÃO APÓS UM TEMPO DETERMINADO.

A Swimex conta com avaliador físico e um sistema computadorizado de avaliação de dados. Marque sua avaliação na recepção e VAMOS PARA O TREINO!

A AVALIAÇÃO FÍSICA É SINÔNIMO DE SEGURANÇA E BONS RESULTADOS.

Por William Meirelles.