Aplicativos para aperfeiçoar sua corrida

Quem começa a correr possui vários dados para se preocupar: distância percorrida, velocidade, gasto calórico, ritmo cardíaco. Mas, com o desenvolvimento de novos aplicativos para celular, é possível fazer todos esses cálculos enquanto você interage com outros usuários, ouve sua música favorita e verifica as particularidades do terreno. Com base nas sugestões do canal GNT, selecionamos alguns aplicativos para aperfeiçoar seu treino e economizar tempo.

Runens

Com uma moderna interface, o Runens diferencia-se por promover uma rede motivacional entre os usuários do aplicativo com o lema “correr é social”. O aplicativo parte do pressuposto de que o ser humano fica mais disposto a fazer determinada atividade quando descobre que outros indivíduos também a estão realizando. Enquanto você corre, os demais usuários de diversas partes do mundo saberão que você está correndo e a sua localização. É possível interagir, motivar e lançar desafios aos outros participantes.

*App gratuito disponível em português e compatível com iPhone.

Eu Atleta

Organizar os dados dos seus treinos é o principal objetivo desse aplicativo. Ele permite, ainda, compartilhar seu desempenho no Facebook e Twitter, visualizar quem está correndo naquele momento e enviar/receber incentivos para aperfeiçoar sua performance.

*App gratuito disponível em português e compatível com iPhone.

Runkeeper

Utilizado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, o app consegue calcular a distância percorrida, velocidade e relevo do terreno em que se está correndo, por meio do GPS. Com a ferramenta, você consegue também comparar seus desempenhos com dados salvos anteriormente e compartilhá-los com amigos.

*App gratuito e disponível em inglês para iPhone, Android e Windows Phone 7.

Runtastic

O aplicativo permite um cálculo completo de inúmeros dados: tempo, distância, gasto calórico, velocidade, elevação e trajeto percorrido. Tudo computado através do GPS. Dessa forma, você pode analisar cada passo seu, além de comparar rotas e o progresso com resultados anteriores ou com os índices de amigos.

*App gratuito e disponível em inglês para iPhone, Blackberry, Android e Windows Phone 7.

Nike + Running

Considerado um dos aplicativos mais populares, a ferramenta da Nike registra velocidade, gasto calórico, percurso e distância percorrida. Os trajetos podem ainda ser compartilhados no Facebook ou Twitter.

*App gratuito em português, compatível com Android e iPhone.

Endomondo Sports Tracker

Além da corrida, esse aplicativo pode ser empregado em qualquer atividade física, como corrida, ciclismo e caminhada. Ao término do trajeto, você pode analisar os dados do mapa de estatísticas e distância percorrida.

*App gratuito, disponível em inglês, espanhol, entre outras línguas e compatível com todas as plataformas.

Leia também: Muay Thai como aliado para uma vida saudável