Anvisa proíbe venda de 4 suplementos alimentares

capsulas-suplementos-alimentares

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, anunciou nesta segunda-feira a proibição, em todo território nacional, da distribuição e da comercialização de quatro suplementos para atletas.

Entre eles, há três produtos fabricados pela Maximum Human Pergarmance (MHP) e importados por Macroex Comercial Importadora e Exportadora Ltda: Isofast-MHP (proteína), Alert 8-Hour-MHP (termogênico) e Probolic-SR-MHP (proteína).

Segundo a Agência, o suplemento Isofast-MHP foi suspenso “por apresentar BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e não se enquadrar em nenhuma das classificações descritas nos artigos 5º e 29 da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 18, de 27 de abril de 2010″. Já o Alert 8-Hour-MHP foi proibido por conter taurina em sua composição, que, segundo a Anvisa, é permitida apenas em bebidas energéticas. E o Probolic-SR-MHP foi suspenso “por não haver comprovação de segurança de uso do produto”.

supementos_proibidos

O quarto produto que teve a proibição de venda é o suplemento mais conhecido da lista, o Carnivor (proteína), fabricado pela MuscleMeds. De acordo com a Anvisa, o produto apresenta teores de Vitaminas B12 e B6 acima da recomendação de ingestão diária. E contém substâncias que “não foram avaliadas quanto à segurança de consumo”, como as Glutamina alfa-cetoglutarato (GKC), Ornitina alfa-cetoglutarato (OKG) e a alfa-cetoisocaproato (KIC). 

Confira as resoluções completas da Anvisa no Diário Oficial da União.

Especialistas recomendam cuidado na ingestão de suplementos

Vendidos com o objetivo de complementar a alimentação de atletas e esportistas, os suplementos só devem ser consumidos com recomendação e acompanhamento médicos.

Os especialistas desaconselham a compra desses produtos pela Internet, principalmente daqueles que não são liberados no Brasil. Segundo eles, o perigo está nas substâncias não declaradas nos rótulos, como hormônios, sibutramina e anfetaminas, que são prejudiciais à saúde.

Helena Schimidt, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, em entrevista à Veja, chama a atenção para os suplementos com alto teor de hormônios do crescimento. Schimidt alerta que esses produtos podem desenvolver a acromegalia, doença existente em pessoas que secretam o hormônio do crescimento excessivamente, o que pode fazer com que pés, mãos, queixo e testa cresçam de forma anormal.

Além disso, a endocrinologista alerta: “Não existe remédio mágico que transforma um indivíduo normal em um atleta de um dia para o outro”. Ou seja, é necessário o acompanhamento de um médico e dedicação aos exercícios físicos.

Leia também: Exercícios físicos no combate à celulite

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/

Tags: