Alimentos típicos do inverno

Alimentos típicos do inverno

Para consumir frutas, legumes e verduras frescos e saborosos, procure os alimentos da estação. Eles podem ser utilizados, por exemplo, nas sopas e chás, que tomam conta do cardápio nesta época do ano. A seguir, conheça quais são estes ingredientes sazonais e de que forma você pode desfrutar de seus benefícios.

 

Legumes e verduras do inverno

Caso você queira se aquecer com uma sopa, utilize alimentos que ajudem a torná-la mais densa, como batata-doce, abóbora e mandioca. Dessa forma, é possível evitar os caldos prontos, repletos de sódio.

  Mandioca para o inverno

Procure também adicionar ingredientes que protejam o organismo, já que a incidência de gripes e resfriados aumenta nesta época, conforme explica a nutricionista Graciane Leal ao portal GNT: “a beterraba, o brócolis, a couve, a cenoura e o espinafre são ricos em ferro, cálcio, vitamina C e antioxidantes, que deixam a temperatura corporal em equilíbrio”.

Temperos para adicionar sabor

Pimenta, alho, sementes de mostarda e cebola são alguns dos temperos que gostam do frio típico do inverno. Além de deixarem as refeições mais saborosas, eles possuem baixas calorias, o que ajuda a equilibrar o peso corporal. Todos podem ser usados sem restrições, especialmente o alho, que contém alto poder antioxidante.

 Alho para temperar alimentos

Frutas da gelada estação

Entre as frutas típicas do inverno estão abacaxi pérola, morango, caju e melão. Para consumi-los, você pode fazer sucos ou uma deliciosa salada de frutas. “Todas elas são ricas em vitamina C, nutriente muito importante para o sistema imunológico, principalmente no inverno”, explica a nutricionista Simone Abreu ao portal Minha Vida.

O pêssego, o figo e as uvas também são comuns nesta estação. Um de seus benefícios é atuar diretamente em nosso sistema sanguíneo e respiratório. “Todos são fundamentais, pois são ricos em compostos fenólicos e antocianinas que protegem o coração e os pulmões dos excessos (frio e má alimentação) da estação“, conta Graciane Leal.

Pêssego no inverno

Além dos alimentos sazonais, busque diferenciar sua refeição com cereais e sementes encontrados o ano inteiro em feiras e supermercados. Dessa forma, você garante uma refeição completa, com todos os nutrientes de que seu organismo necessita para aguentar o frio e se defender das doenças comuns nesta época do ano.

Leia também: Mais saúde através dos temperos

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/