Alan Kleber Basilio, paratleta Swimex Pro

Alan Kleber Basilio, paratleta Swimex Pro

Comecei no esporte aos 8 anos e até minha juventude integrava o time oficial de Futsal e futebol de campo do Paraná Clube. Disputávamos muitos campeonatos, os treinos eram regulares e exigiam bastante disciplina. Entre um treino e outro sempre encaixava algum outro esporte para diversão e lazer.

Aos 19 anos sofri uma lesão medular, fiquei com sequelas nos membros inferiores e passei por um longo período de reabilitação,

Superado esse período, retornei ao trabalho e estudos. Sempre observei com interesse e gostava de ouvir as pessoas que praticavam esportes, pois através de seus relatos eu revivia as sensações do passado. Certo dia, conversando com um colega, fui convidado para fazer uma aula experimental de natação. Encarei como um desafio e aceitei. Após a primeira aula saboreei um turbilhão de sensações e mal podia esperar pela próxima aula. Isso foi em janeiro de 2016. De lá para cá o amor pelo esporte só aumentou.

O professor, vendo minha determinação, logo me convidou para fazer um experimento: treinar corrida na cadeira de rodas. Uns dias depois, após ter cumprido meu expediente de trabalho lá estava eu, correndo ao ar livre, num lindo entardecer no parque.

Bem, já que estava nadando e correndo, por que não completar pedalando e fechar um triathlon? Assim, em julho de 2017 eu fiz minha estreia na etapa brasileira de paratriathlon, completando essa prova e todas as outras etapas que seguiram no circuito.

Meu professor percebeu que poderíamos treinar natação visando o alto rendimento. Meses depois, participei das seletivas para o brasileiro e nos qualificamos para as principais provas de natação do país e posteriormente para competições internacionais. Desde então, peguei pódio em todas as competições de natação que participei até aqui.

Isso mostra que quando nos dedicamos e amamos o que fazemos, independentemente de resultados, já somos campeões. Meu objetivo sempre foi a superação e nesse quesito a natação apresenta infinitas possibilidades – nadar é uma filosofia de vida onde busco ser melhor a cada respiração!

Olhando para trás, lembro de todas as dificuldades enfrentadas, mas tenho orgulho em dizer que as superei pois aquele que resolve lutar jamais será derrotado!