Açaí: aliado de uma vida saudável

Açaí: aliado de uma vida saudável

Produzido na região norte do Brasil, o açaí é uma fruta com grande valor nutricional e poder antioxidante. Um dos motivos é a presença das antocianidinas – substâncias que auxiliam na prevenção do envelhecimento das células e também dos órgãos.

O açaí é considerado um fruto completo. Suas propriedades anti-inflamatórias atuam no combate a alguns tipos de câncer, além de reduzir o colesterol ruim. “É um alimento que além de nutrir, pode agir em outros benefícios para a saúde. Ele reduz o colesterol e tem uma grande composição de gorduras mono e saturada. E isso é importantíssimo para baixar o colesterol ruim”, explica a nutricionista Rossana Gibson, em reportagem do Ministério da Saúde.

Entre as demais substâncias presentes no açaí estão cálcio, fibras, ferros, minerais e potássio. “A alta quantidade de compostos que trazem benefícios ao corpo fazem do açaí um alimento poderoso”, afirma a nutricionista Ana Paula Mendonça ao portal M de Mulher.

Fruta Açaí

Além de ajudar a manter o organismo jovem, a fruta é aliada de quem pratica esportes. Por ser rica em carboidratos, ela oferece a energia necessária para movimentar o corpo e suportar o esforço físico.

 

Como ingerir o açaí?

O açaí pode ser ingerido em forma de bebidas, sorvete, barrinha de cereais ou nas famosas tigelas com açaí. Segundo a revista Viva Saúde, para hidratar o corpo, antes dos exercícios é ideal que os atletas consumam o suco da fruta e, após as atividades, a polpa com cereais.

Caso a última opção seja a sua favorita, cuidado com o que você acrescenta na combinação. Quando consumido sozinho, o alimento possui em média 60 kcal por cada 100 gramas. Porém, adicionar banana, leite condensado, xarope de guaraná ou açúcar podem tornar a refeição bastante calórica.

Uma das maneiras para consumir o açaí

“Cuidado para não aumentar tanto o valor calórico do açaí a ponto de ter que consumir menos. Faça uma boa escolha, consuma com moderação e não deixe de aproveitar”, alerta a nutricionista Karin Honorato em entrevista ao portal G1.

Apesar do açaí ser bastante nutritivo, lembre-se: uma alimentação equilibrada é a chave para uma vida saudável. Por isso, além desta fruta, procure inserir sempre legumes, vegetais e muitos grãos em seu cardápio!

Leia também: Melhores parques em Curitiba para correr