4 razões para você praticar atividades físicas

aula-pilates-swimex

Tem dificuldades para dormir? Está com uma preguiça inexplicável? A prática de atividades físicas regularmente pode ajudá-lo a resolver esses e outros problemas. Veja como os exercícios podem melhorar sua qualidade de vida.

1. Melhora o humor

A atividade física estimula várias reações químicas no cérebro, que deixam você mais feliz e relaxado. Isso acontece, pois ao praticar exercícios produzimos a serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor, e movimentamos mais o ácido graxo no organismo, que é usado como fonte de energia.

A boa notícia é que esse processo é complementar; ao movimentar o ácido graxo, facilitamos a entrada do aminoácido triptofano, matéria-prima da serotonina no sangue, aumentando a produção desta e a levando diretamente para o cérebro, dando a sensação de bem-estar.

Então, se você teve um dia estressante, corra para a academia, alguns médicos afirmam que apenas 30 minutos de atividade física já melhoram o humor.

2. Dá mais energia

Ao contrário do que muitos pensam, a prática regular da atividade física possibilita ainda mais energia para fazer o que você mais gosta. Apesar do cansaço físico, a sensação de bem-estar e o aumento de oxigenação no cérebro oferecem mais ânimo aos praticantes.

A atividade física fornece mais oxigênio aos músculos, levando mais nutrientes aos tecidos e melhorando todo o sistema cardiovascular. Quando o coração e o pulmão trabalham mais, você fica com mais energia para fazer as outras atividades.

mulher-sorrindo

3. Ajuda você a dormir melhor

Algumas vezes, o exercício físico é a solução para quem tem dificuldades para dormir. Com um gasto de energia maior durante o dia, as noites de sono serão muito melhores.

Além disso, uma pesquisa da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, revelou que a atividade física pode ser usada como tratamento para a insônia. O estudo foi realizado com 11 mulheres que sofriam com esse problema e começaram a praticar 30 minutos de exercícios aeróbicos. Os resultados foram surpreendentes: em quatro meses, as participantes relataram uma melhora não só no tempo, mas na qualidade do sono.

Vale lembrar que a recíproca é verdadeira, para aproveitar o máximo dos benefícios das atividades físicas, é necessário descansar e dormir bem.

4. Deixa você mais inteligente

Um estudo da Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos, mostrou que a prática de atividades físicas aumenta a capacidade cognitiva do cérebro. Segundo a pesquisa, durante a prática de atividades física, o cérebro recebe diversos estímulos e o aumento do fluxo sanguíneo aumenta a produção de substâncias químicas que regulam o sistema neurotransmissor. Isso faz com que os neurônios sejam capazes de fazer mais conexões.

Com todas essas vantagens, não há mais desculpas para adiar a busca por uma vida saudável. Não deixe para depois, comece agora mesmo!

Leia também: Conheça a natação da Swimex!

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/