29/05/2017

Atividade física e gravidez formam uma perfeita combinação

Exercitar-se durante a gestação faz bem para a mãe, para o bebê, para o parto (principalmente se for normal) e ajuda na recuperação pós-parto. Entretanto, o acompanhamento de um médico é fundamental desde os primeiros meses. Também é importante esclarecer, que o ideal é que a futura mamãe já esteja praticando atividade física antes da gestação, dando continuidade aos exercícios supervisionado por um instrutor qualificado.

Temos que ter muita cautela ao estruturar o treino durante os primeiros 3 meses de gestação, momento em que o feto ainda está se fixando no útero. Evitar atividades de alto impacto e esportes de contato físico, além de exercícios que promovam alongamento profundo e movimentos balísticos que exijam grande amplitude de movimentos.

Uma das atividades que podem trazer grande benefício para uma gestação saudável e sem dores posturais é o MÉTODO PILATES, uma aula individualizada, onde a gestante recebe a máxima atenção aos detalhes dos movimentos durante a execução dos exercícios. O trabalho tem como foco a melhora postural, fortalecendo a coluna preparando o corpo para suportar um centro de gravidade modificado devido ao aumento de peso e da barriga ao longo dos 9 meses de gestação.

Os exercícios realizados com as molas e aparelhos criados pelo idealizador do método JOSEPH HUBERTUS PILATES, proporciona um fortalecimento de membros inferiores e superiores aliviando as tensões. O Método Pilates também pode ajudar muito na ativação da circulação sanguínea e linfática, diminuindo o inchaço que ocorre com grande frequência no final da gestação.

No THE PILATES STUDIO SWIMEX, tivemos o prazer de desenvolver um trabalho muito bacana com a Slovia Uhlendorf, que nos procurou no início de 2009 para começar a prática do método e após alguns meses de treinamento veio sua primeira gestação. Adaptamos seus treinos sem perder a essência do método durante toda a gestação, parando somente na última semana onde seu primeiro filho nasceu.

Após 45 dias, Slovia voltou aos treinos super animada e saudável. Treinou regularmente o METODO PILATES e acrescentou a natação, uma das atividades já praticadas por ela durante aproximadamente um ano e meio. E veio então, sua segunda gestação e desta vez de uma menina.

Prosseguimos com o METODO PILATES durante toda a gestação com exercícios que proporcionassem o alivio do desconforto da região lombar, dessa forma, mantivemos seu corpo ativo dando continuidade aos treinos ao longo dos 9 meses de gravidez.  Após 45 dias do nascimento de sua segunda filha, ela retornou suas atividades.

O sonho de ter uma família grande, Slovia engravidou pela terceira vez, mas esta gestação foi diferente e ela precisou ficar em repouso durante os primeiros 6 meses por se tratar de uma gravidez de risco. A liberação do médico para retomar seus treinos foi somente na reta final de sua gestação. A relação de confiança que estabelecemos ao longo dos anos e, por seu conhecimento do METODO, fiz algumas avaliações para estruturar um treino com ainda mais cautela respeitando os limites de seu corpo.

Neste período da gestação, Slovia já se queixava bastante de dores na coluna e desconforto nas articulações. Todo o trabalho foi direcionado a estes pontos até o nascimento de sua terceira filha em junho de 2016.

Três gestações praticando o AUTHENTIC METODO PILATES e logicamente com os ótimos resultados obtidos nesta jornada de treinos. Slovia continua a praticando o Método Pilates em nosso Studio aqui na Swimex, feliz sempre buscando uma melhor qualidade de vida.

Texto realizado por: Yuri Marques Deffente, formado em 2006 pelo THE PILATES STUDIO BRASIL e sua Master teacher INELIA GARCIA detentora do método Pilates supervisionado pelo Diretor Técnico Ali Annan.